A CICLICIDADE DA CORRUPÇÃO NA LAVA JATO

As revelações do modus operandi da Polícia Federal, dos seus delegados, dos procuradores de Curitiba - PR, dos juízes da Lava Jato, incluindo Desembargadores de Porto Alegre e ministros do Superior e do Supremo evidenciaram o combate a corrupção por meios corruptos e transgressores da Constituição de 1988.

A pergunta "quem vem primeiro é o ovo ou a galinha" se faz alusão nesta reflexão. A mídia é mais que defensora da corrupção dos agentes do Estado na Operação Lava Jato. A mídia omite ou releva todos os males provocados pela Lava Jato a empresas brasileiras, trabalhadores, estatais e até a própria sociedade brasileira. A mídia omite as parcerias que antecederam todas as operações da Lava Jato com agentes estrangeiros da Suíça e dos Estados Unidos.

Estas parcerias foram ilegais, a maioria delas. Este tipo de corrupção é "lesa pátria". Os agentes do Estado brasileiro ficaram a serviço do Estado e das empresas estrangeiras para falir as empresas e estatais brasileiras, que eram e são concorrentes. O prejuízo provocado pela Lava Jato aos empresários brasileiros e ao Estado brasileiro é trilhonário. Deste modo, a Operação Lava Jato cometeu vários crimes para legitimar o Estado punir brasileiros.

O crime que mais ficou popular da Lava Jato foi a perseguição ao ex-presidente Lula. O Ministro Edson Facchin determinou que Curitiba era incompetente para julgar Lula. Os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Carmem Lúcia determinaram que o ex-juiz Sérgio Moro foi parcial. Todos estes processos ilegais, nulos e persecutórios interferiram na vida de inocentes, de estatais brasileiras, de empresas privadas brasileiras, nas eleições de 2016 e 2018 e até no próprio sistema de justiça brasileiro.

Aqui não se quer omitir os crimes contra o Brasil e contra a Petrobrás. Aqui se quer esclarecer que muitos atores políticos, empresariais, jurídicos foram isentados da "pena do juiz". Aqui se quer evidenciar que os maiores corruptos nem foram aludidos pela Operação Lava Jato: PSDB, bancos, agentes do Estado. Assim, nós podemos concluir que a Operação Lava Jato foi um mal maior que ela se propôs combater.

SÉRGIO DE SOUZA NERES

GOIÂNIA - GOIÁS

25/03/2021

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog